Páginas

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

HOMENAGEM À MARIA HELENA FARIAS DE OLIVEIRA - 8º ANO - CNE

[Como tudo o que acontece nas aulas de Língua Portuguesa pode virar texto, após o resultado das eleições para a presidência de 2014 houve um debate no 8º ano do Colégio Novo Espaço em que uma aluna escreveu uma redação sobre o tema. Assim, a homenageio postando sua redação no meu blog. Espero que gostem, ou não...]


Nordeste é lindo, feio é seu “pré-conceito”

Pessoas sulistas bonitas e de olhos claros julgam sem saber. Nordestino não é cabeçudo, tomamos água e não carregamos balde na cabeça. Rapadura é boa, mas não passamos o dia comendo isso. Nossas praias são as melhores e não precisamos de bolsa-família nem de filhos para ter nossa renda mensal. Nordeste é formado por gente que nem gente, pessoas honestas. Talvez a situação de lá seja julgada como precária, mas não é tão precária como a forma de pensar dos “caras-pálidas-e-olhos-azuis-piscina”.
Nordestino é cabeçudo de tanto pensar, nossas mãos são calejadas por causa do trabalho que nós fazemos, e ter orgulho disso é a melhor coisa que existe. Sempre educada a não “pagar pau pra gringo” e a ter orgulho do mato de onde vim. Mataria qualquer cidade cinza nessa selva de pedra para viver em uma casa de taipa.

Maria Helena Farias de Oliveira

Aluna do 8º ano – Colégio Novo Espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário